sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Diálogo Corpóreo Musical Cênico no 1o Fórum de Dança de Atibaia...











De 21 a 29 de outubro acontece o 1o Fórum de Dança de Atibaia. O Fórum é um espaço de articulação, reflexão, troca de experiências e debates sobre o segmento da dança no município, mas também abre espaço para apresentações, workshops e oficinas. No último dia do evento, domingo, dia 29, acontece a oficina Diálogo Corpóreo Musical Cênico, proposta de João Carlos Dalgalarrondo  e Valéria Franco do TUGUDUM de Campinas. Na primeira parte da oficina serão oferecidas técnicas de percussão com utilização de baquetas, mãos e pés para o desenvolvimento da coordenação rítmica, além de exercícios de ações percussivas como tocar, chacoalhar e raspar (Duração de 1 hora). Na segunda parte vem o aquecimento corporal envolvendo exercícios de educação somática, jogos de dança e experimentação de movimentos usando espaço, tempo, fluência e o peso (Duração de 1 hora). Por fim os exercícios mesclando a linguagem corporal e musical com jogos artísticos na criação de pequenas cenas envolvendo a relação do som com o movimento (Duração 2 horas). O 1o Forúm de Dança de Atibaia acontece dentro do projeto As Linguagens da Dança, realização do Instituto Garatuja e da Prefeitura da Estância de Atibaia através da Secretaria de Cultura e Eventos por meio de convênio. Todas as atividades são gratuitas. Participe!

Currículos

João Carlos Dalgalarrondo (nome artístico: DALGA LARRONDO)
Percussionista formado no Conservatório Nacional de Rueil-Malmaison - França. (1983), atualmente toca no grupo “Novo Ovo Novo”, banda “Hos Tio” e no “Duo Gás Carbônico e Oxigênio”, e dirige a Cia Tugudum ao lado da bailarina e coreógrafa Valéria Franco, atuando como criador-intérprete do espetáculo “Dr. Plástico – batucando nos polímeros” e “Cuidado que Pega!” patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). Estudou percussão com Cláudio Stephan (Conservatório do Broklim Paulista)– (1976) e Luís Anunciação (1978) Orquestra Sinfônica Brasileira – Brasil e obteve sua graduação universitária em música na Faculdade Mozarteum de São Paulo em 1991. Compositor da música original do espetáculo de dança contemporânea “Corpo Fora”, atuou ao lado da bailarina Valéria Franco nos espetáculos “Ora Bolas” (estreou no FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica em Portugal), “Percussão para quem gosta”, entre outros. Foi Percussionista da Orquestra Sinfônica de Campinas entre 1975 e 1980. Lecionou durante sete anos ritmo e percussão no Departamento de Artes Corporais da Universidade de Campinas (UNICAMP) de 1985 a 1992. Foi vencedor do I Concurso Firestone de Música Criativa com duas peças de sua autoria "Mãos" e "O móvel" (1992). Participou como dos grupos: " Anima", e Duo "Toca Aqui" e como intérprete solista e compositor dos mais importantes festivais nacionais e internacionais tais como “PERC PAN” – Brasil, “International Percussion Festival” - Tucson – USA, “Sonidos de la América” Carnegie Hall N.Y.

Valéria Franco de Almeida ( nome artístico: VALÉRIA FRANCO)
Realiza as produções dos espetáculos da Cia Tugudum desde 1999. Formada em dança pela Unicamp em 1990.  Ministra aulas de Dança Contemporânea na Cia Tugudum, onde também desenvolve um trabalho de pesquisa da interação das linguagens da dança, música e teatro, fundamentado em educação somática e improvisação. Possui um intenso repertório de espetáculos autorais descritos abaixo: 2016 e 2017 – projeto “H quase dois Ó” criação e temporada de 17 apresentações Diretora da Cia. Tugudum, foi contemplada entre outros pelos  editais: Edital Cultura 2014 – circulação “ Cuidado que Pega”, 2013-Edital FICC – montagem e circulação do espetáculo para bebês “Dança uma história?”, 2010 – Pro - Cultura Funarte – Deguste Tugudum, 2009 - Edital FICC- Prefeitura de Campinas para montagem e circulação do espetáculo “Cuidado que Pega”, 2008 – Funarte Klauss Vianna para manutenção de companhia projeto “O que é que a dança é?”. 2007 - Edital FICC – Prefeitura de Campinas com subvenção para montagem do espetáculo de Dança Contemporânea “Corpo Fora”. 2006 – Edital da Caixa Econômica de Brasília, dentro do projeto “Roda Girando Diálogos  de Dança”, realizado em maio de 2007. Dirige e atua nos seguintes espetáculos: “Dança uma história?” (2013), “Cuidado que Pega” “Corpo Fora” (2007)“O que te mantém de pé” (2005), “A Bola e a Boneca” (2002), “Segunda-feira” (2000), “Ora Bolas” (Estreou em 2004 no FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, realizado na cidade do Porto, em Portugal), “Percussão pra quem gosta” (Vencedor do I Prêmio Firestone, realizado em Londrina – PR, 1992).

Oficina Diálogo Corpóreo Musical Cênico
Com João Carlos Dalgalarrondo  e Valéria Franco
Dia 29 de outubro, domingo
No Centro de Convenções Victor Brecheret
A partir das 14 horas.
Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário